Unaí é a quinta cidade a receber o Seminário Regional 2018

Evento reúne representantes das CDLs da região Noroeste, além de empresários, vereadores e secretários municipais

Unaí sedia nos dias 6 e 7 de agosto, no Regente Hotel, o Seminário Regional 2018 uma realização do Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).

 

Participam do evento: representantes das CDLs da região Noroeste; empresários de Unaí; os vereadores Sebastião Marques de Souza e Alino Coelho; o secretário municipal de Obras, Durval Mendonça; o secretário municipal de Fazenda, Nilton Garcia da Silva; o presidente da CDL Paracatu, Robertus Van Doornik;  o diretor da CDL Vazante e vice-presidente da FCDL-MG na região Noroeste, Marcos Antônio Luís, além de Tito Rodrigues, responsável pela área de relacionamento da Federação e Rodrigo Rotondo, executivo de relacionamento do Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais e os parceiros, Márcio Souto - representante do Sebrae e Sérgio Fiori do BDMG, ambos da região Noroeste. As entidades presentes são: Arinos, Buritis, João Pinheiro, Paracatu, Unaí e Vazante.

 

O primeiro dia do treinamento foi específico para assuntos relacionados a Políticas Públicas voltadas para o desenvolvimento do município e varejo. Com isso, a Federação pretende estimular as iniciativas e projetos de Lei elaborados no munucípio para que as CDLs possam contribuir com o diálogo em prol do desenvolvimento do comércio lojista de Minas Gerais.

 

Na abertura do evento, a presidente anfitriã da Associação Comercial e Empresarial e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Unaí, Eliana Oliveira Zica Pereira, cumprimentou a todos e ressaltou a honra de recebê-los na cidade para o debate e discussão de temas valiosos e relevantes. “É muito importante essa integração de empresários e representantes do Legislativo e Executivo para a formulação de uma agenda pública e a implementação de ações que possam fortalecer o comércio e o desenvolvimento do município”, afirmou a dirigente.

 

Iniciando o treinamento, Marcos Lima, especialista e consultor em gestão do Instituto de Avaliação, Gestão e Educação (IAGE), destacou a importância do diálogo com os agentes de desenvolvimento local para a elaboração de uma agenda pública para o fortalecimento do comércio. “É por meio dessas discussões que poderemos auxiliar os segmentos a se fortalecerem, principalmente o segmento do comércio. A integração com os diversos setores da sociedade é muito importante nesse processo de construção de Políticas Públicas para superar os desafios”, ressaltou.

 

Confira a apresentação de Marcos Lima sobre o tema.

 

No primeiro dia de evento os representantes das entidades e convidados construíram, por meio de grupos de discussão, uma agenda de Políticas Públicas levando em consideração as principais demandas da região Noroeste.

 

Na terça-feira (7), o executivo de relacionamento do Conselho Estadual do SPC MG, Rodrigo Rotondo, abordou os principais produtos do SPC Brasil para atender as demandas dos clientes, e destacou a importância da estruturação de uma área comercial e vendas na CDL, mesmo para as pequenas. Rotondo destacou como isso pode ajudar a entidades a obter melhores resultados a partir de soluções integradas, além de definir as pessoas certas para vender com mais qualidade e assertividade. Para o executivo do Conselho, "diante da escassez de recursos, é importante criar oportunidades de negócios, se organizar e adotar estratégias eficientes de comunicação nas vendas".

 

Ainda no segundo dia o especialista em vendas, William Caldas, mostrou passo a passo um modelo de atendimento baseado na venda consultiva. Ou seja, devemos conhecer o seu cliente e entender o que ele precisa.É fundamental para um bom relacionamento e consequentemente, uma melhor venda, afirma o consultor.

 

Os Seminários Regionais, que acontecem pelo 4º ano consecutivo, têm como objetivo realizar treinamentos que auxiliem e contribuam para a melhoria dos processos de gestão e representatividade das CDLs mineiras. Dessa forma, será construído um padrão de organização, buscando fortalecer a atuação institucional e comercial das entidades para representar o varejo, gerando força de vendas e aumentando a rede de associados. O Conselho Estadual do SPC e a Federação contribuirão para o desenvolvimento das CDLs preparando-as para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia.

 

Confira as fotos do evento

 

 

ÁLBUNS DE FOTOS

Galeria de Fotos

Visita do Ministro do Trabalho

Visita do Ministro do Trabalho

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300