Como as fake news podem impactar seu negócio

Belo Horizonte | Quinta-feira, 21 de junho de 2018 - 15h 44 - Atualizado às 15h 50

As fake news, ou as notícias falsas - em tradução literal, já mostraram o que podem fazer no âmbito político. Por se tratarem de informações e fatos destorcidos, elas são capazes de formar opiniões e influenciar decisões.

 

Mas essa influência vai muito além da política. O Ministério da Saúde, por exemplo, criou um setor específico para monitorar a disseminação de fake news sobre a área, já que isso tem influência direta em como a população irá se cuidar. E dependendo do teor das notícias falsas, elas impactam também nos hábitos de consumo da população.

 

Um terço das empresas já foram alvo de publicações de fake news. E entre os setores impactados, 57% sofreram prejuízos econômicos, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

 

Mesmo com números tão alarmantes, 67% das empresas que participaram do estudo não possuem uma estratégia para lidar com as fake news.

 

Como evitar que sua empresa seja afetada pelas fake news

 

O site americano Tucker Hall selecionou algumas dicas para não ser prejudicado ou surpreendido por notícias falsas:

 

Checar a fonte

 

Notícias falsas não são divulgadas por jornalistas respeitáveis ou em meios de comunicação tradicionais importantes, mas sim por operadores de canais de redes sociais e blogs diversos. As fake news até possuem fontes, mas são vagas, genéricas e geralmente não são rastreáveis.

 

Monitorar

 

Para impedir que notícias falsas sobre sua empresa se espalhem rapidamente monitore constantemente as redes sociais. Uma das maneiras para facilitar esse trabalho é por meio das alertas do Google. Você pode configurar para que o Google envie um e-mail ou notificação sempre que o nome da sua marca for mencionado online. Quanto antes você conseguir tirá-la do ar, menos pessoas serão alcançadas. Portanto, seu objetivo é impedir, o mais rápido possível, que a informação se propague.

 

Denunciar e se posicionar

 

Se encontrar qualquer fake news da sua empresa nas redes sociais, você pode solicitar que ela seja retirada imediatamente. É importante fazer uma postagem oficial negando determinada notícia publicada. Use todos os canais de comunicação da sua empresa para se posicionar.

 

Embora a propagação de algumas fake news constituam uma conduta ilegal, do ponto de vista das leis em vigor, como discurso de ódio, incitação à violência, terrorismo e difamação, sendo mais fáceis de serem denunciadas e removidas, outras podem ter efeitos prejudiciais para a sociedade, sem serem necessariamente ilegais. Por isso, é preciso um esforço da sociedade para parar a disseminação de tal conteúdo, já que ameaçam até a própria democracia.

Galeria de Fotos

Visita do Ministro do Trabalho

Visita do Ministro do Trabalho

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300