Conciliação: saiba como solucionar conflitos

Belo Horizonte | Sexta-feira, 8 de junho de 2018 - 15h 24 - Atualizado às 16h 21

Por falta de entendimento entre as partes em qualquer situação, muitos acabam encarando a esfera jurídica como a única solução para um conflito. Nas relações de consumo isso não é diferente. Tanto que, cerca de 11% do número total de novos processos registrados em 2016, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), eram relacionados a este cenário.

 

Porém, um dado mostra o quanto este tipo de ação pode ser, na maioria das vezes ineficaz. Ainda de acordo com o CNJ, o número de processos sem decisão final no âmbito judicial é enorme. Apenas 30 casos são julgados no decorrer de um ano.
Por isso, muita das vezes, a mediação e a conciliação pode ser a melhor solução para a falta de acordo entre empresas e consumidores. Saiba como!


Legislação

 

A Lei nº 13.140/2015, conhecida como Lei da Mediação, é considerada um marco importante para a solução extrajudicial de conflitos. Ela traz o regramento básico e condições para solucionar os problemas entre empresários e clientes. Saiba detalhes aqui!

 

Ferramenta


Visando evitar novos processos, a Secretária Nacional do Consumidor (Senacom), juntamente com o Procon, Ministério Público e Tribunais de Justiça, desenvolveu uma ferramenta para auxiliar o contato entre cliente e consumidor.

 

O site consumidor.gov.br é uma plataforma onde o cliente insatisfeito pode registrar suas reclamações, que podem então ser respondidas pelos empresários. O objetivo, é que as partes se resolvam antes de qualquer processo judicial. Todo esse processo é acompanhado pelos órgãos de defesa do consumidor.

 

Bom Senso

 

O ponto principal é o incentivo à política de conciliação, para estimular o diálogo entre empresas e consumidores na solução de problemas e evitar logos e duradouros processo.


Para saber mais sobre soluções de conflitos, acesse aqui!

 

Na Revista Varejo S.A. você também encontra uma reportagem sobre o tema. Saiba mais!

Galeria de Fotos

Visita do Ministro do Trabalho

Visita do Ministro do Trabalho

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300