Por que é importante incentivar a liderança na juventude?

Belo Horizonte | Quinta-feira, 19 de abril de 2018 - 16h 22 - Atualizado às 11h 54

Frases como “o jovem é a esperança do Brasil” ou “a juventude é o futuro da nação” são repetidas, desde sempre, exaustivamente. Porém, muito se cobra do jovens e pouco se faz para efetivamente guiá-los rumo ao processo de assumirem um papel de liderança na juventude.

 

Esqueça essa história de que o líder nasce pronto. É preciso criar formas de incentivar os jovens a assumir o protagonismo em seus setores de atuação. Afinal, apesar de um clichê, eles realmente são parte fundamental nas transformações que o país precisa. Seja na política, no empreendedorismo ou em qualquer outro setor, é preciso desenvolver a capacidade de gestão do indivíduo com estímulos e prática.

 

Introduzir essa mentalidade no jovem o torna mais propício a assumir uma posição de liderança para que ele possa então transformar sua área de atuação.

 

Como motivar jovens a se tornarem líderes?

 

Um líder completo requer habilidades sociais e emocionais bem desenvolvidas para conseguir se relacionar com todos, ser capacitado para tomar de decisões coerentes e dotado de uma percepção crítica para analisar melhor as situações e planejar os próximos passos rumo ao sucesso.

 

Desenvolver características tão específicas e complexas não acontece da noite para o dia. A orientação para criar um jovem líder deve começar o quanto antes. Incentivar crianças a hábitos como leitura, escrita, retórica e estratégia – com um jogo de xadrez, por exemplo – pode ser um primeiro passo para aguçar o senso de liderança que existe nela.

 

Porém, caso não seja possível, sempre há tempo para incentivar um jovem à liderança. Existem palestras, cursos, e outras diversas práticas para prepará-lo. Foi com esse propósito que surgiu a CDL Jovem (Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovem).

 

A CDL Jovem é um espaço onde para desenvolver e capacitar jovens empresários lojistas, tanto para a vida profissional quanto para seguirem carreira como líderes nas entidades. Saiba mais sobre a CDL Jovem clicando aqui!

 

Como isso pode influenciar positivamente no varejo?

 

O mercado não para de mudar e o consumidor está cada vez mais exigente. Ter um olhar renovado para se manter competitivo pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do empreendedor.

 

Além disso, sucessão é muitas vezes o que falta para manter um negócio já consolidado vivo. Por falta de capacitação para assumir a empresa familiar, muitos jovens acabam a levando a falência. Por isso, desenvolver líderes é também uma questão de sobrevivência.  Ou seja, para ser o futuro, o jovem precisa ser o foco no presente.

Galeria de Fotos

Visita do Ministro do Trabalho

Visita do Ministro do Trabalho

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300