Por que você deve pesquisar o seu cliente?

Belo Horizonte | Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018 - 15h 28

Em tempos de alta competitividade, os gestores espertos usam todas as armas possíveis para tornar seus empreendimentos eficazes e dinâmicos. E, ao contrário do que muitos pensam, algumas estratégias simples podem ser exatamente o que o seu negócio precisa para conseguir ser diferente.

 


Você saberia dizer exatamente quem é o seu cliente e do que ele precisa? Já parou para pensar que aquilo que você oferece pode não ser a solução adequada para o problema dele? Por isso, hoje vamos falar sobre a importância de fazer pesquisas e os benefícios da geração de dados para você e a sua empresa.

 

 

1) Pesquisa de mercado


A pesquisa de mercado é um estudo específico para compreender melhor o contexto no qual o seu negócio está inserido, além de conhecer a relação dos seus clientes com os seus produtos e serviços.

 

2) Benefícios de conhecer o seu cliente


Além de gerar valor ao relacionamento empresa/cliente, através de uma boa pesquisa é possível ter acesso a informações “exclusivas” dele e analisar a sua realidade. Com os resultados, você pode extrair diversas informações que podem ser aplicadas para melhorar os seus processos, reduzir custos e otimizar vendas.

 

Pensa comigo: imagine um bairro cuja maioria dos moradores seja formada por idosos. Neste mesmo bairro, as lojas de roupas vendem apenas produtos voltados para pessoas jovens. Essas empresas não conhecem o seu público, portanto oferecem produtos diferentes daqueles que o público mais próximo de você espera ou precisa. Com uma simples pesquisa na região, esse problema é resolvido!

 

Os resultados de uma pesquisa podem orientar diretores e gerentes a investirem em ações específicas e buscar produtos e soluções que realmente satisfaçam o desejo dos clientes. Você ainda melhora a percepção que as pessoas têm de você. É que através de pesquisas as pessoas entendem que a sua empresa se importa com informações de qualidade e que “sabe o que está fazendo”, o que aumenta a confiança não só na sua marca, mas no que você entrega.

 

3) Análise dos concorrentes


Através de uma pesquisa, além de conhecer o cliente, você também consegue informações importantes de um outro público também importante: a concorrência. Exatamente! Uma boa pesquisa ajuda a entender os pontos fortes dos concorrentes e, melhor ainda, os pontos fracos, que podem ser grandes oportunidades de negócio para você. Esses dados podem ser usados como uma poderosa arma de reavaliação do seu empreendimento bem como uma fonte de informações para que as suas estratégias sejam cada vez mais efetivas.

 

4) Material para o time de vendas


Outra boa possibilidade é criar, a partir da análise dos dados da sua pesquisa, apresentações e outros conteúdos utilizáveis por vendas. Assim o seu time comercial será munido de informações que podem servir como argumentação de vendas, vencendo objeções e aumentando a autoridade do vendedor no processo e a credibilidade da sua empresa diante do prospect.

 

 

“Não tenho pessoal suficiente para isso”

Ok, é muito legal fazer pesquisas. Mas isso dá um trabalhão!


Não se preocupe! Hoje em dia existem plataformas online como os Formulários do Google que permitem que uma pesquisa seja realizada sem ter que bater de porta em porta perguntando diretamente ao cliente. Os designs são agradáveis e intuitivos e qualquer pessoa pode fazer o seu próprio formulário personalizado.

 


É claro que as pesquisas de boca a boca são extremamente eficientes e você pode começar com projetos menores, retirando amostragens por regiões e até mesmo ruas!

 

 

Busque parcerias


A CDL Betim firmou uma parceria com a PUC Betim para que os alunos da universidade realizassem um levantamento no centro comercial da cidade. As pesquisas, realizadas com os empresários, foram tabuladas e se transformaram num mapeamento detalhado sobre o comércio de bens e serviços na cidade.

 

 

Como você pode ver, uma pesquisa de mercado é uma solução inteligente para o gestor que quer compreender melhor seu nicho e tomar decisões com muito mais clareza. É possível monitorar o grau de satisfação dos clientes por meio de um indicador de desempenho confiável, que trará muito mais conhecimento de causa para o negócio. 

 


Neste link você encontra uma série de modelos de pesquisas e formulários sobre as soluções e serviços que uma CDL pode fazer com seus associados e também com os não-sócios. Se você tiver ficado com alguma dúvida ou ainda estiver inseguro sobre as possibilidades, entre em contato com a gente! Será um prazer ajudar você e a sua equipe.

 

 

E aí, vamos botar a mão na massa?

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