Dicas para organizar as finanças na virada do ano

Belo Horizonte | Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 - 16h 04 - Atualizado às 8h 50

Final e início de ano são sempre períodos complicados para as famílias brasileiras. Além dos gastos com as festividades do Natal e Ano Novo, ainda temos os impostos do ano seguinte (IPVA, IPTU), material escolar, entre outros. Para ter dinheiro no bolso e começar o ano no azul, o planejamento financeiro é mais garantido que simpatia. Por isso, separamos algumas dicas para organizar as finanças na virada do ano:

 

1) Evite as compras por impulso


Analise se a compra é fruto de uma necessidade real ou outro sentimento que, apesar de importante, não é prioridade no momento. As compras por impulso podem gerar acúmulo de parcelas e, consequentemente, a inadimplência.

 

2) Planeje agora


Liste seus ganhos de final de ano, como décimo terceiro, férias e outros bônus. Depois, liste todas as despesas, tanto as fixas quanto as variáveis. Avalie sua situação financeira para entender se existe margem para novos gastos e pendências financeiras. Assim você vai saber exatamente o quanto gastar com presentes, artigos para festas, etc!

 

3) Pesquise preços


Agora que você decidiu ir às compras, não seja preguiçoso! Pesquise em diferentes lojas porque a diferença de preços pode ser absurda entre uma e outra. Quem pesquisa mais, paga menos. E não precisa ficar com vergonha de pedir desconto não, viu?

 

4) Compre à vista


Com o planejamento pronto e a grana certa para ser gasta com presentes e afins, não tem motivo para comprar a prazo ou mesmo no cartão de crédito. Prefira pagar à vista e fique livre de prestações, que também são formas de endividamento.

 

 

No mais, aproveite os ano novo com sabedoria e tranquilidade porque cada dia é uma nova oportunidade de fazer diferente!

Galeria de Fotos

Seminário Regional Jequitinhonha/Mucuri

Seminário Regional Jequitinhonha/Mucuri

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300