Sistema CNDL: em defesa do varejo brasileiro

 

Formado em sua imensa maioria por pequenas empresas, o setor de comércio e serviços contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e impacta dois terços do PIB do país.


O Sistema CNDL é uma das maiores redes representativas do segmento, e congrega a classe empresarial lojista, unindo não somente empresas comerciais, mas também serviços voltados a apoiar o segmento.


O Sistema, de livre adesão, é formado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entidade sem fins lucrativos com representação nacional, 27 Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) atuantes nos estados e mais de 1.500 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) presentes nos municípios brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das cidades. A CDL Jovem é responsável pela preparação de jovens empreendedores.


Já o SPC Brasil é o braço de oferta de benefícios do Sistema e o mais completo bureau de crédito da América Latina. Esta rica fonte de dados oferece soluções para o desenvolvimento do varejo, por meio de produtos e informações, além de indicadores de confiança e pesquisas sobre consumo.


Essa grande rede conta ainda com cerca 450 mil empresas associadas e mais de um milhão de pontos de vendas em todo país.
Há mais de 50 anos, o Sistema CNDL constrói uma base sólida, seguindo os princípios da ética, associativismo e comprometimento, sempre em busca de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa e na defesa do varejo nacional.

Galeria de Fotos

Visita do Ministro do Trabalho

Visita do Ministro do Trabalho

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300